terça-feira, 12 de setembro de 2017

"Olha aí meu bem...prudência e dinheiro no bolso...."(sobre o empréstimo do DUO)

Caros leitores!

Esse com certeza é o post mais curto que eu fiz. Mas a causa é boa.

Tenho visto muita gente  que pegou o empréstimo do DUO assinar faturas atrás de faturas nos cursos para o Inburgering aqui na Holanda....

Pessoal, muita prudência hein? O fato de vocês receberem uma quantia considerável do DUO para aprender holandes para o exame de integração, não quer dizer que está tudo resolvido e que vocês precisam gastar TODO o empréstimo...Depois a fratura, ops, a fatura, vai ter que ser paga.

Pesquisem bem, se informem quanto aos valores do cursos onde vocês vão se inscrever.

Comparem preços. Informem-se com conhecidos.

Leiam bem os valores da fatura. No início a gente literalmente "boia", viaja na maionese, não tem a mínima idéia do que está escrito alí naquele pedaço de papel (a "fratura", risos...). Peça para alguém que entende holandes ler a fatura e explicar para vocês tudo que está alí.

É super boa a sensação do dever cumprindo: diploma na mão, sem mais aquele nervosismo que antecede a cada prova do Inburgering que a gente faz. Mas essa sensação gostosa do dever cumprido vai ir para o espaço quando vier a carta do DUO dizendo que você vai ter que  começar a pagar o curso. Acredite: há pessoas que vão passar muito tempo pagando uma fatura que eles na verdade nem lembram mais que assinaram. 

Se eu tivesse que ao final do meu Inburgering pagar 5.000,00 euros, mesmo que parcelado por um período de 5 anos, eu juro que eu ia chorar (no cordão da calçada)......




0 comentários:

Postar um comentário