terça-feira, 12 de setembro de 2017

Nacionalidade holandesa: você sabia que pode perder a mesma?

Sabiam disso?
Eu também não!

Calma, calma minha gente! Isso vale para o pessoal que não mora nos Países Baixos ou na CE.

A idéia desse post surgiu depois que um conhecido meu contou  que havia perdido a cidadania/nacionalidade holandesa dele. 

No site do IND há vasto material sobre o assunto. Mas, para fazer esse post mais dinâmico e fácil de ler (afinal quem aí não está correndo atrás da sua vida: emprego, filhos, escola, casa...), tentarei resumir o máximo que eu puder! ;-)

Posso perder a nacionalidade holandesa se eu tenho dupla cidadania (exemplo, sou holandês e brasileiro)?

Alguém com dupla cidadania perde a nacionalidade holandesa se ele/ela mora há no mínimo 10 anos fora da Holanda ou da Comunidade Européia.

Como eu retenho a nacionalidade holandesa?

Você continua com a sua nacionalidade holandes se você se enquadrar em um desses casos:

1) Dentro do período de 10 anos, você morou ao menos 1 anos na Holanda (ou ainda em Aruba, Curaçao e Sint Maarten) ou em algum país integrante da Comunidade Européia.

2) Você renova o seu passaporte holandês dentro desse período de 10 anos ou solicita uma declaração de cidadania holandesa, também dentro desse mesmo intervalo (10 anos).

Como contar os 10 anos? Á partir da data que voce recebe o passaporte ou a declaração de cidadania.
Então, cada vez que você recebe o passaporte ou a declaração, um novo período/intervalo de 10 anos (re)começa!

MAS, ATENÇÃO (olha aí a pegadinha): se você apenas solicitar a declaração de cidadania holandesa (que custa por volta de 30 euros, mais em conta do que um passaporte), você precisa pedir essa declaração ANTES que a data do seu passaporte expire!! 

Portanto, caros leitores do blog, quem tem passaporte holandês e está morando FORA da Holanda/Comunidade Européia, corre lá para ver se está tudo em ordem! 

Mais informações? Bora lá praticar holandês! Clique aqui e pratique o idioma!


0 comentários:

Postar um comentário