terça-feira, 23 de maio de 2017

Longa espera para fazer o Inburgering

Fonte foto: trouw.nl
De acordo com o site Trouw, a fila de espera para fazer os exames do Inburgering é de QUATRO (!!) meses para fazer as provas, DOIS meses para receber o resultado e se o candidato precisar fazer o exame outra vez, mais QUATRO meses para uma nova chance.

Nota do blog: lembramos aos leitores que é necessário pagar por cada exame feito.

Mais uma nota do blog: em 2013, o tempo de espera era de 6 semanas, contados á partir do momento em que o pagamento dos exames era efetuado.

De acordo com os professores de holandês, o tempo de espera tem aumentado cada vez mais. A instrução, ou seja, o procedimento normal, é de quatro semanas de espera, mas  em média o tempo de espera das pessoas que se inscrevem para fazer o exame é de quatro meses.

O professor Ad Appel, que também elabora material para estudos da língua holandesa diz que os professores estão reclamando já faz algum tempo sobre essa espera. Mas pouca coisa muda: "Isso é um grande problema, porque a maioria dos refugiados que em 2014 chegaram, precisam ainda este ano fazer os exames", diz Ad Appel. Então, para aumentar a pressão junto ao DUO ele iniciou uma petição no início de maio contra esse tempo de espera "absurdo".

O Blog Luz pra Cego foi atrás dessa petição. No link abaixo é possível acessar a mesma. É preciso deixar o seu nome, e-mail e cidade onde você mora.

Petição para diminuir o tempo de espera para o Inburgering

Até a publicação deste texto (23/05/2017), 1708 pessoas já haviam assinado a petição.

A professora e diretora de uma escola de idiomas, Adrienne de Jong, faz "prints" com as datas de inscrição dos alunos que vão fazer os exames: serve como evidência/prova no caso dos alunos precisarem contestar o DUO.

O DUO reconhece a situaçao crítica nas cinco unidades onde os exames são aplicados. Quanto tempo é a espera para fazer os exames,  DUO não soube afirmar/confirmar. De acordo com um porta-voz,  a razão para o longo tempo de espera é o grande fluxo de refugiados que aconteceu em 2014. "O que você percebe é que todo mundo quer , depois de três anos, fazer todos os exames (todos os módulos) de uma vez só". O DUO não estava contando com isso.

Outra nota do Blog: Eu li e re-li...Li mais uma vez: "O que você percebe é que todo mundo quer , depois de três anos, fazer todos os exames (todos os módulos) de uma vez só". Ora, ora...o DUO cobra por cada exame. Quem faz o exame, paga. Se alguém quer fazer todos os exames de uma vez só (eu fiz todos de uma vez só, pois me senti preparada para isso) - isso é problema da pessoa que vai fazer o exame...não é mesmo?? Parece que o DUO tem algum problema em se "organizar" melhor.... Se a Holanda recebe ou recebeu um fluxo maior do que o normal de refugiados/imigrantes, é imperativo que o DUO e outras instâncias governamentais tenham um plano de ação ou um plano de contingência para dar conta da demanda.

E você, leitor do blog? Já se inscreveu para fazer os exames? Qual foi o seu tempo de espera? Conte-nos!!

Quer ver a matéria na íntegra - e treinar o seu holandês :-) , acesse aqui.

1 comentários:

  1. O meu tempo de espera foi o normal até 6 semanas para fazer todos os exames e e até 5 para receber os resultados. Fiz todos os exames de uma vez. A minha pergunta é : como assim o Duo nao dá conta de toda a demanda de pessoas, se os exames sao computadorizados ? Subentende-se que já se tem os resulatdos na hora certo ? No mais, também concordo que organização de tal porte deveria estar melhor preparada para esse acontecimento...já que todos sabiam o numero de pessoas que estavam chegando. Cintia

    ResponderExcluir