segunda-feira, 6 de abril de 2015

Empréstimo para Curso de Inburgering na Holanda - DUO

Oi! Tudo certinho?

Você já chegou na Holanda  e o dinheiro no momento está curto para começar a estudar para o Inburgering? Se você já está morando legalmente e se tem um BSN, atenção para o post, pois, quem sabe é para você!
Existe a possibilidade de obter um empréstimo do DUO (Dienst Uitvoering en Onderwijs) para estudar Holandês e fazer o exame Inburgering aqui na Holanda.
Eu diria que o DUO é uma Secretaria da Educação dentro do Ministério da Educação, Cultura e Ciência da Holanda.
Bem, para o DUO pagar o curso que você quer seguir ou frequentar, a escola ou curso devem estar credenciados no DUO.
E onde você confere se a escola tem ou não essa "credencial"?  
Esse aqui é o site onde você confere se o curso está conveniado ao DUO: www.blikopwerk.nl/

Conferiu se a escola/curso está registrado lá? 

Confere? Sim? 

Então agora vem a segunda parte.

No site do DUO é possível verificar se você está apto para receber um empréstimo do DUO.
Vá ao site http://www.inburgeren.nl/inburgeren-betalen.html e clique em "Hoevel mag u lenen?". Ali, vai aparecer a "Rekenhulp lening inburgeren 2015". Nele, você informa que você não é um refugiado, informa se mora com parceiro/a e a renda sua e/ou do parceiro(a).
A maioria das pessoas que solicitam esse empréstimo, conseguem. Todos que estão morando na Holanda e precisam fazer o Inburgering, podem pedir esse empréstimo ao DUO. Só não leva o empréstimo, se a renda for muito alta. E isso é avaliado por eles mesmos!
Sejam honestos com as informações prestadas. Lembrem-se que o sistema de informações na Holanda funciona super bem. Tudo - ou quase tudo - é interligado.
E ser honesto, FAZ BEM!!! :o)
Para obter mais informações, além de ler o conteúdo do site, ligar para o DUO ainda é a melhor forma de deixar tudo muito claro! Peça para um amigo ou familiar que fale holandês entrar em contato no telefone indicado no website. 
Mais tarde, depois do curso terminado e muito provavelmente ter sido aprovado no Inburgering, você tem uma carência, de 6 meses a contar do dia em que você passou/estiver quites com o exames do Inburgering para começar a pagar.
E você pode pagar isso em parcelas muito pequenas por um periodo de até 10 anos.
Os juros aplicados são realmente bem baixos. 
Ah...vale lembrar que se você quer estudar para o certificado no nível NT2 - Staatsexam - pode pegar empréstimo também. Mas tem um detalhe: esse empréstimo do DUO vai ser liberado só uma vez, portanto pense se vai querer somente para o Inburgering ou se vai tentar um nível um pouco mais adiantado do idioma holandês.

Succes!





0 comentários:

Postar um comentário